Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciências

Tamanho é documento: unicórnios do mar atraem mais fêmeas pelo tamanho de suas presas

Segundo cientista, a mensagem que os dentes dos narvais transmite é simples: “Eu sou maior do que você”

Fabio Previdelli Publicado em 19/03/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um Narval - Wikimedia Commons
Imagem de um Narval - Wikimedia Commons

Cientistas descobriram que os narvais machos, conhecidos como unicórnios do mar, usam suas presas — que mais parecem um chifre —, como “arma sexual” para atrair as fêmeas. O animal também usa seu enorme dente para se defender de machos rivais enquanto buscam por parceiras.

A pesquisa foi realizada a partir do estudo de 245 narvais machos adultos que notavelmente tinham presas desproporcionalmente longas. Inicialmente, os pesquisadores pensavam que as presas correspondessem ao tamanho do animal, mas ficaram surpresos com espécies menores terem dentes maiores que outro.

De acordo com cientistas da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, ter presas longas confere aos narvais machos uma vantagem ao procurar uma companheira ou mostrar domínio sobre outros machos. Isso lhes dá uma vantagem na batalha pela atenção das mulheres e aumenta a probabilidade de acasalar.

Segundo Zackary Graham, um estudante de doutorado da Escola de Ciências da Vida da Universidade Estadual do Arizona, a presa transmite uma mensagem simples: “Eu sou maior do que você”.