Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Tanques são vistos em Donetsk, território autônomo reconhecido por Putin

O presidente russo reconheceu os territórios de Donetsk e Luhansk como independentes na última segunda-feira, 21

Redação Publicado em 22/02/2022, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vladimir Putin - Getty Images
Vladimir Putin - Getty Images

Uma testemunha da agência de notícias Reuters declarou ter avistado colunas de veículos militares, incluindo tanques, no início desta terça-feira, 22, ao redor de Donetsk. O território separatista da Ucrânia, foi reconhecido como independente pelo presidente russo, Vladimir Putin, na tarde de ontem, 21.

Trata-se, aparentemente, do cumprimento de uma ordem do Kremlin de invadir a Ucrânia no território controlado pelos russos étnicos.

“Considero necessário tomar uma decisão muito atrasada: reconhecer imediatamente a independência e a soberania da República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk”, disse Putin na última segunda-feira.

No entanto, conforme informações da Reuters, vários líderes mundiais, como é o caso do presidente norte-americano, Joe Biden, e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenaram a decisão de Putin.

Após a assinatura do documento que reconhece as autoproclamadas Repúblicas de Luhansk e Donetsk como territórios independentes, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que será necessário “aplicar o máximo de pressão contra a Rússia“.

“Está ficando claro que precisaremos começar a aplicar o máximo de pressão possível, porque é difícil ver como essa situação melhora”, declarou Johnson em coletiva de imprensa.