Notícias » Equador

Tartaruga gigante considerada extinta há um século é encontrada em ilha nos Galápagos

O Equador confirmou nesta semana a descoberta da espécie após 100 anos de seu desaparecimento

Alana Sousa Publicado em 27/05/2021, às 12h15

Tartaruga gigante que pensava-se estar extinta há um século
Tartaruga gigante que pensava-se estar extinta há um século - Divulgação/Parque Nacional Galápagos

Na última terça-feira, 25, o Equador anunciou que uma tartaruga gigante, encontrada na Ilha Fernandina, nos Galápagos, em 2019, pertence a uma espécie que era considerada extinta há 100 anos.

A tartaruga fêmea foi retirada da ilha e submetida a estudos genéticos. Suas amostras foram comparadas a espécimes de um macho encontrado por uma expedição da Academia de Ciências da Califórnia, em 1906.

A equipe da Universidade de Yale, nos EUA, divulgou o resultado que surpreendeu a comunidade científica. Da espécie Chelonoidis phantasticus, o animal desaparecido há um século pode ser uma esperança para que outras tartarugas sejam encontradas na região em breve.

Em sua página oficial no Twitter, o ministro do Meio Ambiente, Gustavo Marique, afirmou: “Acreditava-se extinta há mais de 100 anos! Reconfirmamos sua existência. A tartaruga da espécie Chelonoidis phantasticus foi encontrada em #Galápagos”.

Danny Rueda, diretor do Parque Nacional de Galápagos, confirmou que uma expedição ao local está sendo planejada para o segundo semestre de 2021. Ele ainda alegou que “esta descoberta, sem dúvida, renova nossa esperança de recuperação desta espécie”.