Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / China

Tecnologia de levitação: China anuncia trem que viaja a 600 km/h

Desenvolvido desde 2016 por uma empresa estatal, o veículo já é considerado pela mídia local como o mais rápido do mundo

Pamela Malva Publicado em 21/07/2021, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do trem que 'levita' - Divulgação/ Xinhua
Fotografia do trem que 'levita' - Divulgação/ Xinhua

Em outubro de 2016, a China lançou o projeto de um trem de levitação que viajaria em uma enorme velocidade. Nesta quarta-feira, 21, o país anunciou que o veículo já está funcionando e que, usando de tecnologia eletromagnética, atinge cerca de 600 km/h.

Segundo Xinhua, a agência de notícias local, via UOL, o trem foi desenvolvido pela empresa China Railway Rolling Stock Corporation. Considerado o veículo mais rápido do mundo, ele foi instalado em Qingdao, na província de Shandong, no leste do país.

Por enquanto, o trem só percorre um trecho específico em Xangai, mas os planos da empresa desenvolvedora da tecnologia são expandir as linhas para outras cidades. Quando isso acontecer, um percurso entre Pequim e Xangai, por exemplo, irá durar apenas duas horas e meia, enquanto a mesma viagem de avião levaria três horas.

Fotografia do interior do trem / Crédito: Divulgação/ Xinhua

Testado pela primeira vez em junho de 2020, o novo trem pode ter entre dois e dez vagões. Segundo Ding Sansan, o engenheiro-chefe do projeto inovador, cada um dos blocos teria a capacidade de transportar até 100 passageiros.

Por enquanto, a tecnologia eletromagnética conhecida como 'maglev' apresenta alguns obstáculos para ser desenvolvida em escala. Enquanto o Japão e a Alemanha, por exemplo, procuram recriar os projetos, os altos custos e a incompatibilidade com as linhas ferroviárias modernas impedem a aplicação do veículo em outras localidades.