Notícias » Bizarro

Telescópio que busca por vida extraterrestre quebra de modo misterioso

O Observatório de Arecibo ficou devastado na calada da madrugada do último dia 10 de agosto

Vanessa Centamori Publicado em 14/08/2020, às 15h51

Observatório de Arecibo, em Porto Rico, destruído após incidente misterioso
Observatório de Arecibo, em Porto Rico, destruído após incidente misterioso - Divulgação/University of Central Florida

O gigante telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, investiga a existência de vida extraterrestre e busca asteroides no espaço. Entretanto, conforme informou o site Live Science, de modo misterioso, um cabo de metal se rompeu, devastando o refletor do equipamento na madrugada do último dia 10 de agosto. 

O incidente ocorreu às 2h45 (horário local), quebrando a antena do radar e os cabos e plataformas que a sustentavam. O resultado foi a abertura de um impressionante buraco de 30 metros, segundo um comunicado da University of Central Florida, que opera o telescópio em um terreno da National Science Foundation.

Vários detritos caíram no local, dificultando o acesso por parte de técnicos que trabalham no observatório. A instituição começou a operar em 1963, mas foi nos anos 1970 que passou a ter um papel vital na busca por ETs. Em 1974, astrônomos enviaram com o telescópio uma mensagem a uma distância de 25 mil anos-luz. 

A ideia era que um código binário alcançasse um aglomerado de estrelas — e, quem sabe, algum ser espacial respondesse com o uso de tecnologia avançada. Mas, nunca houve resposta de nenhuma eventual civilização alienígena.

Por ora, agora o objetivo deixa de ser a vida em outros planetas para que a equipe possa se concentrar em reparar os estragos feitos. "Nosso foco é garantir a segurança de nossa equipe, protegendo as instalações e equipamentos, e as restaurando para operações completas o mais rápido possível, para que possamos continuar a ajudar cientistas em todo o mundo", disse Francisco Cordova, diretor do local, em nota. 

Um dos programas científicos que contava com a contribuição do telescópio era o Projeto Radar Planetário de Arecibo, parte do esquema de Defesa Planetária da NASA. Esse plano se responsabiliza, em uma parceria de observatórios do mundo todo, a detectar objetos próximos à Terra — como asteroides, que podem representar uma ameaça ao nosso planeta. 


+Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

 UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W