Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Templo da Era Viking é encontrado na Noruega

“A descoberta é única no contexto norueguês”, afirmou a Universidade de Bergen, que liderou as escavações

Ingredi Brunato Publicado em 28/09/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de homem representando guerreiro viking. - Divulgação/Pixabay
Imagem meramente ilustrativa de homem representando guerreiro viking. - Divulgação/Pixabay

Em uma escavação realizada pela Universidade de Bergen, foram reveladas ruínas de diversas estruturas do fim da Idade do Ferro em uma zona que foi destinada para a construção de moradias. As informações foram divulgadas na conta do Facebook da própria faculdade. 

O mais notável desses vestígios de concreto antigos foi identificado pelos arqueólogos como um templo destinado à adoração de Odin e outros deuses nórdicos. Quando inteiro, o edifício teria 14 metros de comprimento, 7 metros de largura e seis pilares de sustentação, além de duas lareiras. 

Embora ainda não tenha havido tempo de realizar uma datação de carbono, pela análise das estruturas encontradas os pesquisadores estimaram que as construções teriam sido erguidas entre a Idade do Ferro pré-romana (500-0 a.C.) e da Idade do Ferro Final à Idade Média (575-1500).

“Vestígios encontrados anteriormente atestam a prática da religião nórdica nas colinas da Noruega, mas esta é a primeira vez que são encontradas evidências mais seguras de construção de templos. A descoberta é, portanto, única no contexto norueguês.”, escreveu a Universidade de Bergen.