Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Templo do Sol

Templo do Sol perdido de 4.500 anos pode ter sido encontrado no Egito

Local pode ser um dos quatro templos em homenagem ao Deus Rá construídos pelos faraós da 5ª Dinastia

Redação Publicado em 02/08/2022, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Templo descoberto em Abu Ghorab, no Egito - Divulgação/Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
Templo descoberto em Abu Ghorab, no Egito - Divulgação/Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Arqueólogos italianos e poloneses descobriram o que pode ser um dos quatro Templos do Sol perdidos, que foram construídos por faraós da Quinta Dinastia do Egito Antigo, por volta de 4.500 anos atrás, e permaneceram desaparecidos até então.

A descoberta foi anunciada pelo Ministério do Turismo e Antiguidade do Egito por meio de um comunicado publicado no Facebook, no qual o órgão informou como o templo foi encontrado ao acaso pela equipe em Abu Ghorab, ao norte de Abu Sir.

Os pesquisadores estavam escavando o templo dos reis Ni Wasarae Sarra até que um arqueólogo tropeçou em uma estrutura redonda de tijolos de barro que, com mais investigação, revelou um templo completo em homenagem ao deus Rá.

Segundo a revista Galileu, foi possível identificar uma entrada de pedra calcária para o local, pisos de tijolos de barros e grandes blocos feitos de quartzos, assim como tampas e selos de argila inscritas com nomes reais, como o do rei Shabsskara, da 5ª Dinastia.

Levantando hipóteses

Vasos encontrados nas proximidades / Crédito: Divulgação/Facebook/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Os pesquisadores acreditam que o fato de terem encontrado a estrutura soterrada pode indicar que o templo foi removido pelo rei Ni durante sua construção, tendo usado a parte nordeste para que pudesse erguer seu próprio templo mortuário.

A tese é endossada pelos inúmeros vasos usados para rituais de fundação encontrados nas proximidades. Os artefatos eram utilizados quando uma pessoa de cargo elevado começaria a construção de novos edifícios.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!