Notícias » Arqueologia

Templo e grande casa são descobertos na cidade histórica de Laodicéia

Na Turquia, pesquisador disse que as estruturas possuem pelo menos 2 mil anos de idade, remontando ao período helenístico

Isabela Barreiros Publicado em 02/11/2020, às 11h10

Vista aérea de Laodicéia, na Turquia
Vista aérea de Laodicéia, na Turquia - Divulgação/AA Photo

Escavações realizadas na cidade histórica de Laodicéia, no sudoeste da Turquia, revelaram descobertas impressionantes na última semana. Arqueólogos desenterraram uma enorme casa, com um peristilo, e uma igreja cristã durante o trabalho.

Segundo o pesquisador da Universidade de Pamukkale, Celal Şimşek, que participou do projeto, a maioria das estruturas encontradas datam da era helenística da região, há pelo menos 2.200 anos. Já foram encontrados um teatro, ruas e estátuas do imperador romano Marcus Ulpius Nerva Trajan.

Şimşek explicou que a casa encontrada ocupa um terreno de pelo menos 2 mil metros quadrados e foi usada desde o século 1 d.C. O principal sistema de planejamento do período do Império Romano continuou intacto até o século 7 d.C. Também vimos na casa as falhas geográficas dos terremotos que destruíram Laodicéia ao longo dos anos”, disse.

“O salão no oeste foi organizado para homens e o do leste para mulheres e um local de culto foi feito aqui no salão leste", afirmou o especialista. “É o único exemplo de que este lugar era usado como residência e local de negócios e fica ao lado do teatro”.