Notícias » Arqueologia

Templo hindu de 1300 anos é descoberto no Paquistão

O templo encontrado na cidade de Suat servia como local de adoração ao deus Vishnu e foi construído durante o período Shahi

Giovanna Gomes Publicado em 21/11/2020, às 12h41

Estátua do deus Vishnu
Estátua do deus Vishnu - Flickr

Um antigo templo hindu foi descoberto recentemente por pesquisadores paquistaneses e italianos na cidade de Suat, no Paquistão. Os arqueólogos acreditam se tratar de uma construção de cerca de 1.300 anos, data que remonta ao período hindu de Shahi, dinastia que governou o atual Paquistão e o noroeste da Índia. 

O Dr. Luka, líder da pesquisa arqueológica italiana, disse que este é o primeiro templo da civilização Ghandhara encontrado no local. 

A descoberta foi anunciada na quinta-feira, 19, por Fazle Khaliq, pesquisador do Departamento de Arqueologia da província de Khyber Pakhtunkhwa. Ele ainda afirmou que o templo encontrado era local de aduração ao deus Vishnu

No entanto, o templo não foi a única grande descoberta realizada. Nos arredores da construção, os especialistas encontraram vestígios de acantonamentos e torres de vigia, além de um tanque de água, que eles acreditam terem sido utilizados pelos hindus para se banharem antes dos cultos ao Deus.