Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Terra chegará à 8 bilhões de habitantes neste ano, segundo a ONU

Confira as projeções da organização para as mudanças na população do planeta

Ingredi Brunato Publicado em 11/07/2022, às 12h42

Fotografia meramente ilustrativa de multidão - Divulgação/ Pixabay/ KeithJJ
Fotografia meramente ilustrativa de multidão - Divulgação/ Pixabay/ KeithJJ

Em um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira, 11, a instituição afirma que o mundo alcançará a marca de 8 bilhões de pessoas no próximo dia 15 de novembro. 

De acordo com as previsões do documento "Perspectivas da População Mundial", que foram repercutidas pela BBC, em 2030 o mundo chegará a uma população de 8,5 bilhões, e, em 2050, estará em 9,7 bilhões. 

Países com muita gente

Neste ano de 2022, vale mencionar que o Brasil tem por volta de 215 milhões de pessoas, sendo o sétimo país mais populoso do planeta. Antes dele, estão Nigéria, Paquistão, Indonésia, Estados Unidos, Índia e, na primeira posição, China

Curiosamente, ainda segundo as projeções das Nações Unidas, as duas nações a liderarem o ranking estão prestes a trocarem de lugar. Ambas possuem uma população de 1,4 bilhões, sendo separados por uma diferença de "apenas" 14 milhões de pessoas, e, em 2023, serão os indianos que formarão a maior população do planeta.

Tendências 

A tendência mundial é um envelhecimento das nações, o que é impulsionado pela diminuição de nascimentos e pelo aumento da expectativa de vida. Em países ricos, inclusive, a imigração já contribui mais para o crescimento demográfico do que os nascimentos em si.

A previsão da ONU é que a maior parcela do aumento populacional futuro virá das 46 nações mais subdesenvolvidas, sendo concentrado principalmente na África Subsaariana.