Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oceania

Terremoto de 7,5 graus atinge a Nova Caledônia, na Oceania

A atividade sísmica foi registrada pelo Centro Geológico dos Estados Unidos. Agora, há ameaça de tsunamis na região

Larissa Lopes, com supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/02/2021, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de ilha da Nova Caledônia - Divulgação/Youtube
Imagem meramente ilustrativa de ilha da Nova Caledônia - Divulgação/Youtube

As ilhas da Nova Caledônia, arquipélago da Oceania, foram atingidas por um terremoto na manhã desta quarta-feira, 10. Os tremores chegaram à marca de 7,5 na Escala Richter. As informações são da agência de notícias AFP, repercutidas pelo Uol.

Essa magnitude indica que graves danos tenham acontecido, mas ainda não há registros de morte.

O epicentro - ponto onde o tremor de terra é sentido primeiro - foi ao sudeste do arquipélago das ilhas Lealdade, de acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês).

A área atingida pelo fenômeno faz parte do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, caracterizada pela forte atividade sísmica e considerada uma das maiores do planeta. 

Além desse, outros três terremotos aconteceram em regiões próximas, mas com magnitudes menores - cerca de 5,7 a 6,1 segundo a Escala Richter.

Agora, a ameaça para o arquipélago é de possíveis tsunamis. O sistema estadunidense National Tsunami Warning Center emitiu um alerta para as ilhas, como também para Nova Zelândia, Samoa Americana e ilhas Fiji.