Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tesouro de metal da Idade Média é descoberto na Polônia

Foram descobertos ao menos 200 objetos feitos de metal e o exemplo mais curioso foi o de uma placa de chumbo representando um rosto

Isabela Barreiros Publicado em 10/11/2020, às 14h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos objetos de ferro encontrados - Divulgação - Jakub Affelski, Karolina Machnio
Um dos objetos de ferro encontrados - Divulgação - Jakub Affelski, Karolina Machnio

Escavações estão sendo realizadas na vila de Poniatach Wielkie, no centro-leste da Polônia, desde o ano passado. O projeto persiste, e agora pesquisadores anunciaram a descoberta objetos feitos de metal, classificados como um “tesouro” da Idade Média.

Foram encontrados restos de fornalha, fossas de lixo, e poços no que os arqueólogos acreditam ser um assentamento medieval. No entanto, o mais impressionante com certeza foi o tesouro, que consistia em ao menos 200 artefatos de metal e, também, de cerâmica que datam do período entre os séculos 11 e 13.

Crédito: Divulgação - Jakub Affelski, Karolina Machnio

O objeto mais curioso de toda essa descoberta provavelmente foi uma placa de chumbo que representava um rosto. Segundo os especialistas, ela foi desenvolvida para servir como um artefato decorativo. Outro item parecido também foi identificado, mas ele poderia fazer parte de um cinto. 

Para Jakub Affelski, líder da escavação arqueológica, “tal riqueza raramente é encontrada na área de assentamentos abertos do período nesta parte de Mazovia e além”. Ele explicou ainda que o local poderia ser um centro metalúrgico, cujas peças eram produzidas para as cidades vizinhas, sendo um centro de comércio importante.