Notícias » Idade Moderna

Testes de DNA confirmam que esqueleto de uma perna era o famoso general de Napoleão Bonaparte

Restos mortais foram encontrados sob uma pista de dança abandonada no oeste da Rússia

Joseane Pereira Publicado em 07/11/2019, às 07h00

Esqueleto do general Charles Etienne Gudin
Esqueleto do general Charles Etienne Gudin - AFP/Getty Images

Testes de DNA confirmaram que um esqueleto encontrado no oeste da Rússia pertencia ao general Charles Etienne Gudin. Com 44 anos, Gudin morreu em 19 de agosto de 1812, após ser atingido por uma bala de canhão durante a Batalha de Valutino, próximo a Smolensk, na Rússia.

Segundo o jornal francês Le Point, o DNA coincide com os restos mortais da mãe do oficial e de seu filho, Charles Gabriel César Gudin. O esqueleto foi encontrado em julho desse ano, em um caixão de madeira sob uma antiga pista de dança no parque da cidade de Smolensk.

"Assim que vi o esqueleto com apenas uma perna, soube que tínhamos nosso homem", afirmou Marina Nesterova, chefe da equipe arqueológica. A busca pelo esqueleto de Gudin foi financiada por Pierre Malinovsky, historiador e ex-soldado francês, e aprovada pelo presidente russo Vladimir Putin.


Saiba mais sobre Napoleão:

1. Napoleão: Uma Vida, de Vincent Cronin (2014) - https://amzn.to/2NskTEb

2. Napoleão Bonaparte: Cronologia1751- 1815, de Ruben Ygua - https://amzn.to/36H7cbT

3. Napoleão: Uma biografia literária, de Alexandre Dumas (2014) - https://amzn.to/2JZnlzI

4. Napoleão: a fuga de Elba – A queda, o primeiro exílio e a fuga (1814-1815), de Norman MacKenzie (2018) - https://amzn.to/33vfd1u

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​