Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Phillis Wheatley

Texto de primeira poeta afro-americana é encontrado na Pensilvânia

O poema de Phillis Wheatley, considerada a primeira poeta afro-americana e escravizada, foi encontrado por professora

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/01/2023, às 09h09 - Atualizado às 09h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem da poeta afro-americana Phillis Wheatley - Wikimedia commons
Imagem da poeta afro-americana Phillis Wheatley - Wikimedia commons

Um poema de Phillis Wheatley, considerada a primeira poeta afro-americana e escravizada, foi encontrado junto a um conjunto de textos do século 18 na Sociedade Histórica da Pensilvânia. Esse é o primeiro texto completo da poetisa descoberto em 20 anos.

Intitulado "On the Death of Love Rotch" (Sobre a morte de Love Rotch, em tradução livre), o poema foi encontrado pela professora de inglês Wendy Raphael Roberts, que atua na Universidade da Carolina do Norte. A coleção que continha o texto descrevia acontecimentos do dia a dia e foi publicada em 1767. 

O texto foi descoberto quando Roberts pesquisava sobre poemas de Phillisescritos em sua adolescência. Pessoas negras não eram incentivadas a escrever, mas a poetisa recebeu instruções desde pequena. 

O que se acredita, segundo o comunicado de imprensa da Universidade da Carolina do Norte, é que Phillis tinha cerca de 7 anos quando foi sequestrada da África Ocidental e vendida para a escravocrata, Susanna Wheatley, esposa de John Wheatley.

Poemas 

Seus primeiros textos eram publicados individualmente e assinados por homens em Boston. Temas frequentemente citados por ela eram a teologia, a escravidão, a abolição, a política e a América.

Ela recebeu apoio para publicar seu primeiro livro "Poemas sobre vários assuntos, religiosos e morais" somente quando viajou para Londres em 1773 com o filho de Susanna Wheatley, Nathaniel Wheatley. E foi assim que se tornou conhecida em todo o Império Britânico. 

Texto descoberto

O poema encontrado por Roberts lamenta a morte de Love Macy Rotch, membro da poderosa família Rotch, do condado de Nantucket, no Mississipi. A professora tem certeza da autoria do texto por Phillis, mesmo que existam algumas divergências, como o fato de Rotch ser apontada como a escravocrata da poetisa (na realidade, era Susanna) pelo copista da obra.

A professora leva em consideração o fato de que o texto foi atribuído à “uma garota negra de cerca de 15 anos de idade”. 

"Assim que vi, sabia que era um poema de Wheatley porque não havia nenhuma outra garota negra de 14 a 15 anos escrevendo poesia como essa naquela época", explicou Roberts, em nota.

Ela também levou em consideração uma combinação de fatores como a estreita relação entre o copista do livro e pessoas próximas à Wheatley, além do estilo, o assunto e a linguagem retratadas no poema serem muito semelhantes ao da autora.

Carreira 

Phillis Wheatley se tornou tão relevante que chegou a escrever cartas para George Washington e outros políticos de alto escalão, a fim de dar voz ao movimento antiescravista e evidenciar o direito de negros serem artistas e intelectuais.

A professora também encontrou outro poema de nome “The Black Rose” que acredita ser de autoria de Phillis Wheatley. Essa poesia trata do falecimento de uma mulher negra chamada Rosa.

O texto utiliza a teologia para criticar a sociedade que se recusou a lamentar as perdas de escravizados e oprimidos. Se confirmada sua autoria, esse teria sido o primeiro texto de Phillis dedicado a uma mulher negra.

Esses achados ajudam a entender melhor sobre a vida de Phillis, além de fornecerem  novas evidências de sua presença e influência em regiões norte-americanas que abrigaram os primeiros movimentos abolicionistas dos Estados Unidos.