Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Michael Jackson

Há 40 anos, Michael Jackson lançava 'Thriller', álbum que entrou para a História

Disco que entrou para a história da música completa 40 anos fascinando diferentes gerações

Redação Publicado em 30/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 13h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clipe Thriller, o single de maior sucesso do álbum - Reprodução/Vídeo/Youtube
Cena do clipe Thriller, o single de maior sucesso do álbum - Reprodução/Vídeo/Youtube

Com o grande sucesso entre o público e a mídia especializada durante a era Off the Wall, o primeiro álbum solo na fase adulta de Michael Jackson, a gravadora Epic Records pressionou para que o artista lançasse mais um LP.

Assim começou a produção daquele que seria o álbum mais vendido da História: o Thriller. Nesta quarta-feira, 30, o icônico disco de Michael Jackson completa 40 anos, fascinando gerações e guardando histórias curiosas

Gravado em apenas seis meses, na cidade de Los Angeles, contou com a produção de Quincy Jones, parceiro de Michael desde sua produção anterior, e um orçamento de 750 mil dólares. Com composições de Rod Temperton, Jackson escreveu quatro das nove músicas presentes no LP.

Sucesso imediato

Lançado no dia 30 de novembro, 'Thriller' só chegou às lojas no dia 1º de dezembro, com a primeira música promocional Billie Jean tocando em todas as rádios. Em apenas dois meses, o álbum alcançou o topo da lista dos mais vendidos, onde quebrou o recorde e permaneceu por 37 semanas, e fez Michael se tornar o primeiro artista a ocupar simultaneamente a posição mais alta nas paradas de black music e pop nos Estados Unidos. 

Michael Jackson e Jane Fonda com os certificados de venda do álbum Thriller, em 1983 / Créditos: Getty Images

A produção se tornou importante também na luta contra a discriminação racial dentro da indústria da música. Com o clipe de Billie Jean, Michael se tornou o primeiro artista negro a ter seu videoclipe exibido pela emissora MTV.

O videoclipe da música Thriller também tem seu marco na história da música. Lançado em 1983, foi um dos primeiros vídeos a conter uma narrativa em que a canção se adaptou a história contada, com 12 minutos de duração.

O clipe

Era uma homenagem de Michael aos filmes de terror, e contou com a direção de John Ladis, famoso por estar à frente de filmes como Os Irmãos Cara de Pau (1980) e Um Lobisomem Americano em Londres (1981). O vídeo foi incluído no Registro Nacional de Cinema da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em 2009 por ser considerado o clipe mais famoso da história.

Michael caracterizava seus dançarinos de acordo com a narrativa do clipe em suas performances / Créditos: Getty Images

Thriller  conta com mais de 121 milhões de cópias vendidas, sendo recordista pelo Guinnes Book (O Livro dos Recordes) como álbum mais vendido de todos os tempos, além de acumular 8 Grammys, 97 prêmios no geral e mais de 14 milhões de VHS vendidos apenas no videoclipe de Thriller.