Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Tim Burton diz que foi pioneiro em mostrar 'o lado dark' do Batman

Diretor falou depois de 33 anos de filme do herói, confira

Alan de Oliveira | @baco.deoli Publicado em 10/05/2022, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diretor Tim Burton e Cena de Batman 1989 - Reprodução - Youtube Warner Channel e getty Images
Diretor Tim Burton e Cena de Batman 1989 - Reprodução - Youtube Warner Channel e getty Images

Muito antes deRobert Pattinson encarnar como Batman em sua versão encarada pela crítica como algo mais sombrio e melancólico, no filme “The Batman”, em 2022, Michael Keaton usava o traje do famoso herói da “DC Comics” em 1989. Recentemente, o diretor de Tim Burton, falou sobre o clássico à Veja.

Sob a direção de Tim, os filmes do herói morcego destruíram toda a lógica de mercado da época. Já que o personagem não estava indo bem em venda revistas em quadrinhos e nem nas adaptações em séries para a televisão nos anos 70, ainda mais sendo dirigido por um diretor que era mais reconhecido pelas obras de comédia.

Curiosamente, essa estranheza que recebeu quando o filme “Batman” foi anunciado, mais tarde transformou o estilo de filmes de super-heróis até hoje.

“Quando eu fiz Batman era uma coisa nova na época. Super-heróis não faziam sucesso nos cinemas e nem eram levados a sério. Fui o primeiro a entrar nessa seara humanizada e a mostrar o lado dark do herói”, falou Burton em entrevista ao "VEJA".
Foi muito interessante na época, porque era uma abordagem diferente”, ainda completou.

Filme trouxe 1ª versão de Coringa nos cinemas

Além de trazer o Batman para uma versão mais sombria, flertando com o horror psicológico, Burton também conseguiu trazer Jack Nicholson para a reverenciada encarnação do Coringa – um vilão que seria memorável, décadas depois com interpretações memoráveis como a de Heath Ledger e Joaquin Phoenix.