Notícias » Brasil

Tinha 116 anos: Morre Francisca Celsa dos Santos, a 3º pessoa mais velha do mundo

Natural de Cascavel, no Ceará, a centenária completaria mais um ano de vida no próximo dia 22

Fabio Previdelli Publicado em 11/10/2021, às 13h19

A centenária Francisca Celsa dos Santos
A centenária Francisca Celsa dos Santos - Divulgação/ Arquivo Pessoal

No último dia 5 de outubro, faleceu Francisca Celsa dos Santos, reconhecida pelo Guinness Book como a mulher mais velha da América Latina. Natural de Cascavel, região metropolitana de Fortaleza, Francisca completaria 117 anos no próximo dia 22 deste mês.  

De acordo com o grupo Gerontology Research Group, de Los Angeles, Estados Unidos, Santos era a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo. Ela sobreviveu a duas pandemias: gripe espanhola e a do novo coronavírus. 

Segundo sua família, como relata a Folha de S. Paulo, a idosa ficou doente apenas uma vez na vida, quando teve câncer no estômago, aos 80 anos. Porém, como odiava hospitais, acabou fazendo o tratamento para a doença em casa. Francisca se curou, explica sua neta Fernanda, com a garrafada, um remédio natural.  

Espirituosa e sempre com uma boa alimentação, Fernanda conta que a receita da longevidade da avó também tinha uma boa dose de fé em Deus e uma generosa pitada de amor.

"Ela é sinônimo de amor, de vontade de viver, de tudo de bom que se possa imaginar. O elo de ligação entre netos, bisnetos, tataranetos. Apesar de não se movimentar, viver acamada há alguns anos, ficou um vazio em cada lugar da casa", diz. 

Depois que passou dos 80 anos, Santos sempre dizia a todos: “eu não passo desse ano”, conta FernandaFrancisca faleceu em decorrência de uma pneumonia — sem ligação com a Covid-19. A doença causou uma falência múltipla nos órgão.

A centenária, que trabalhou a maior parte da vida com artesanato, deixa três filhas, netos, bisnetos e trinetos.