Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Titanic: Buscas por submarino que ‘visitaria’ naufrágio começam em águas profundas

Titan, que levaria tripulantes até os destroços do RMS Titanic, desapareceu misteriosamente na última segunda-feira, 19

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 20/06/2023, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate
O submarino Titan, que levaria tripulação aos destroços do Titanic - OceanGate

Na última segunda-feira, 19, a Guarda Costeira dos Estados Unidos iniciou uma operação para busca e salvamento do submarino Titan; que levaria seus tripulantes até os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.

+ Revisionismo sobre Titanic faz sucesso no TikTok

Até então, as buscas pelo submersível desaparecido aconteciam apenas na superfície da água. Mas, de acordo com o Comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira dos EUA, Contra-Almirante John Mauger, a procura acontecerá também em níveis subaquáticos do local.

Para se ter ideia da dimensão das buscas, Mauger disse à CNN que aeronaves Canadian Air Craft, USCG e New York Air National Guard estão realizando buscas em uma área de cerca de 13 mil quilômetros quadrados — o que corresponde à área aproximada de Connecticut ou de metade do tamanho de Sergipe.

As buscas pelo submarino

O Contra-Almirante ainda informou que na noite de ontem, 19, se reuniu com membros da Marinha dos EUA, a Guarda Costeira canadense e das Forças Armadas canadenses, além de representantes da Ocean Gate, empresa responsável pelo submersível que sumiu — o que é de suma importância, visto que a companhia tem mais familiaridade com o local e, portanto, será essencial para ajudar a definir prioridades.

"Nossos pensamentos, enquanto continuamos com a busca, estão com os membros da tripulação e suas famílias neste momento", garantiu John Muager, que relatou que as equipes de buscas então trabalhando arduamente para "garantir que possamos localizar o submersível".

À medida que continuamos com esta busca… trabalhamos durante a noite com um amplo grupo de parceiros para trazer todos os recursos para procurar tanto na superfície quanto agora expandindo para áreas mais profundas", completou.

O RMS Titanic

Em 15 de abril de 1912, o RMS Titanic colidiu contra um iceberg e sofreu um dos naufrágios mais emblemáticos de toda a história. O desastre com a embarcação, que estava em sua viagem inaugural, vitimou 1.522 pessoas, segundo o Museu Smithsonian, nos Estados Unidos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!