Titan, que levaria tripulantes até os destroços do RMS Titanic, desapareceu misteriosamente na última segunda-feira, 19
Na última segunda-feira, 19, a Guarda Costeira dos Estados Unidos iniciou uma operação para busca e salvamento do submarino Titan; que levaria seus tripulantes até os destroços do RMS Titanic — naufragado em 15 de abril de 1912.
+ Revisionismo sobre Titanic faz sucesso no TikTok
Até então, as buscas pelo submersível desaparecido aconteciam apenas na superfície da água. Mas, de acordo com o Comandante do Primeiro Distrito da Guarda Costeira dos EUA, Contra-Almirante John Mauger, a procura acontecerá também em níveis subaquáticos do local.
Para se ter ideia da dimensão das buscas, Mauger disse à CNN que aeronaves Canadian Air Craft, USCG e New York Air National Guard estão realizando buscas em uma área de cerca de 13 mil quilômetros quadrados — o que corresponde à área aproximada de Connecticut ou de metade do tamanho de Sergipe.
O Contra-Almirante ainda informou que na noite de ontem, 19, se reuniu com membros da Marinha dos EUA, a Guarda Costeira canadense e das Forças Armadas canadenses, além de representantes da Ocean Gate, empresa responsável pelo submersível que sumiu — o que é de suma importância, visto que a companhia tem mais familiaridade com o local e, portanto, será essencial para ajudar a definir prioridades.
"Nossos pensamentos, enquanto continuamos com a busca, estão com os membros da tripulação e suas famílias neste momento", garantiu John Muager, que relatou que as equipes de buscas então trabalhando arduamente para "garantir que possamos localizar o submersível".
À medida que continuamos com esta busca… trabalhamos durante a noite com um amplo grupo de parceiros para trazer todos os recursos para procurar tanto na superfície quanto agora expandindo para áreas mais profundas", completou.
Em 15 de abril de 1912, o RMS Titanic colidiu contra um iceberg e sofreu um dos naufrágios mais emblemáticos de toda a história. O desastre com a embarcação, que estava em sua viagem inaugural, vitimou 1.522 pessoas, segundo o Museu Smithsonian, nos Estados Unidos.