Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titan

'Todos sabíamos que eles estavam mortos', diz James Cameron sobre tragédia do submersível

Implosão do submersível Titan, que levava cinco pessoas a bordo, ocorreu há quase um ano e chamou a atenção do mundo todo

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 11/06/2024, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Cameron e o submersível Titan - Wikimedia Commons/Angela George e Divulgação/OceanGate
James Cameron e o submersível Titan - Wikimedia Commons/Angela George e Divulgação/OceanGate

O cineasta James Cameron comentou, em entrevista recente, sobre os esforços para resgatar a tripulação do submersível Titan, caso que chamou a atenção do mundo todo há quase um ano.

O diretor declarou ao 60 Minutes Australia que soube desde o início que a tripulação da OceanGate não havia sobrevivido à expedição.

Todos sabíamos que eles estavam mortos. Já tínhamos feito um brinde aos nossos camaradas caídos na noite de segunda-feira", disse, de acordo com o The Wrap.

Segundo informações do portal Decider, o cineasta também compartilhou uma nota a qual ele afirma ter escrito quando soube do triste ocorrido. O texto dizia: "9:25 implosão confirmada".

Eu literalmente escrevi isso no momento em que ouvi da minha fonte naval, uma fonte muito confiável, que eles tinham ouvido um evento e triangularam para o local [do submarino]", disse ele.

Anomalia

Segundo Cameron, a Marinha teria detectado uma "anomalia" nos dados acústicos poucas horas após o submarino ter descido para o Titanic em 18 de junho do ano passado.

Diferentes países prontamente coordenaram um esforço de resgate para localizar o submersível, mas no 22 de junho a Guarda Costeira confirmou que destroços haviam sido encontrados na área do Titanic, sugerindo que a embarcação sofreu uma "implosão catastrófica" que matou toda a tripulação.

"Simplesmente se transformou nessa coisa louca", disse Cameron. "Todo mundo correndo com o cabelo pegando fogo, quando sabíamos exatamente onde o submarino estava. Ninguém podia admitir que não tinha meios para descer e olhar. Então eles estavam correndo por toda a superfície e o mundo inteiro [estava] esperando com fôlego."