Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Traição, tragédias e overdose: a desgraça da família Onassis

Eles não conseguiam se recuperar da morte de um ente querido completamente porque logo no ano seguinte eram acometidos por mais outro óbito

Isabela Barreiros Publicado em 17/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A jovem família Onassis - Divulgação
A jovem família Onassis - Divulgação

Após o assassinato de seu marido, John F. Kennedy, presidente dos Estados Unidos, Jacqueline começou a acreditar que toda sua família havia se tornado um alvo. Além dele, seu cunhado, o senador Bob Kennedy, também foi assassinado anos depois. A partir desses acontecimentos, a ex-primeira dama decidiu que deveria deixar os Estados Unidos com seus filhos.

No entanto, o casamento com Aristóteles Onassis não rompeu com essa onda de desgraças. A família Onassis já vivia em um período conturbado, repleto de infortúnios, principalmente entre os anos de 1973 e 1975, mas que continuaram a atormentar os herdeiros durante um bom tempo.

Dinheiro compra felicidade?

O magnata Aristóteles Onassis / Crédito: Wikimedia Commons 

O magnata grego Aristóteles Onassis conseguiu grande parte da sua fortuna como empresário de marinha mercante — e se tornou um dos homens mais ricos do mundo por isso. Inúmeras famílias muito ricas lidam com a questão “dinheiro compra felicidade?” quase que frequentemente. Geralmente envoltas em polêmicas, essas linhagens parecem estar sempre com problemas.

Os Onassis não estavam em uma situação diferente dessa: parecia até mesmo que estavam sofrendo com uma maldição, que tirou a vida de inúmeros deles em um curto período. Entre 1973 e 1988, todos os integrantes deixaram o mundo de maneiras frequentemente trágicas.

Antes das mortes, o casal Onassis já se separara devido a uma traição. Athina pediu o divórcio ao descobrir que o marido estava tendo um caso com uma cantora de ópera famosa na época, cujo nome era Maria Callas.

A madrasta muito conhecida que os irmãos Christina e Alexander ganharam em 1968 também não os agradou: eles odiavam a viúva do presidente John F.Kennedy, Jacqueline. Os enteados não curtiram nenhum pouco a presença da nova esposa do pai, que era alvo da mídia constantemente.

Mortes contínuas

Alexander e Aristóteles / Crédito: Divulgação

No entanto, não bastasse o clima tenso em que a família estava, as perdas de familiares começaram a se tornar frequente em suas vidas.

Tudo começou com um acidente de avião em Atenas, que matou tragicamente o filho mais velho de Aristóteles, Alexander, precocemente, aos 24 anos de idade. Ele não morreu imediatamente quando o seu avião anfíbio pessoal Piaggio P.136L-2 caiu no Aeroporto Internacional Hellinikon, mas no dia seguinte, em 23 de janeiro de 1973, devido aos graves ferimentos, dos quais não conseguiu se recuperar.

A família não teve muito tempo para sofrer apenas pela morte do jovem porque, já no ano seguinte, no dia 10 de outubro de 1974, foi a vez de Athina Onassis, a primeira esposa de Aristóteles. A mulher foi encontrada morta dentro do Hôtel de Chanaleilles, uma mansão em Paris, onde vivia. A causa do oficial do óbito: overdose de drogas. É possível que a morte precoce de seu filho tenha causado um enorme abalo na mulher, que recorreu a modos de escape.

Com a morte da mãe, Christina herdou um enorme patrimônio: US$ 77 milhões. Porém, sua relação com entorpecentes e remédios também era complica, assim como Athina. Enquanto recebia a grande quantia de dinheiro, sofria com problemas de saúde mental e uso excessivo de medicamentos para depressão.

Casamento de Christina Onassis e Sergei Kauzov / Crédito: Wikimedia Commons 

Em uma cascata de mortes, no ano seguinte foi a vez do magnata Aristóteles. O estado de saúde dele piorou drasticamente, e ele faleceu no dia 15 de março de 1975, aos 69 anos de idade. A causa da morte foi uma doença neuromuscular que o matou no Hospital Americano de Paris.

Rica, mas sozinha. Essa era a situação na qual Christina, a caçula — e última — da família Onassis se encontrava. Depois de alguns casamentos fracassados, a herdeira morreu no ano de 1988. Durante algum tempo, acreditou-se que ela havia se suicidado, mas, na verdade, ela faleceu devido a um ataque cardíaco que ocorreu em decorrência de um edema no pulmão.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon

À Procura da Felicidade, de Chris Gardner (2007) - https://amzn.to/2z1xxVQ

Start Where You Are, de Chris Gardner e Mim Eichler Rivas (2010) - https://amzn.to/3cih9OT

A árvore de dinheiro, de Jurandir Sell Macedo Jr (eBook) (2013) - https://amzn.to/2xlIiSx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W