Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Três barcos do século 19 são encontrados em lago dos Estados Unidos

Pesquisadores acharam as navegações naufragadas dentro do estado de Michigan

Paola Orlovas, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/11/2021, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os restos das três embarcações - Great Lakes Shipwreck Historical Society
Os restos das três embarcações - Great Lakes Shipwreck Historical Society

A Great Lakes Shipwreck Historical Society, organização de pesquisadores especializada em naufrágios, encontrou três barcos diferentes na mesma locação, o Lago Superior, em Michigan, no ano de 2021.

Todas originárias do século 19, as embarcações foram encontradas por mergulhadores, historiadores e técnicos de sonar, segundo a Revista Galileu.

O primeiro dos achados foi a escuna Dot, que saia da cidade de Marquette, também em Michigan, era rebocada por um navio em 1883.

Quando o capitão da Dot entrou nela, percebeu que havia água dentro da embarcação e logo evacuou seus passageiros para o veículo que a rebocava. A escuna afundou mais de 106 metros.

Restos da Dot, naufragada no ano de 1883
Restos da Dot, naufragada no ano de 1883 / Crédito: Great Lakes Shipwreck Historical Society

Pouco depois a equipe encontrou o que acreditam que possa ser peças do navio Frank W. Wheeler, que também era rebocado, mas por um navio a vapor, no ano de 1885.

Após um vendaval, ambas as embarcações enfrentaram problemas, e tiveram que tentar se locomover até a costa mais próxima, em Grand Island, no Nebrasca.

Infelizmente, o plano falhou, e hoje parte dos destroços do navio estão a cerca de 182 metros de profundidade.

Frank W. Wheeler, naufragado em 1885
Frank W. Wheeler, naufragado em 1885 / Crédito: Great Lakes Shipwreck Historical Society

A última descoberta foi um barco que leva o mesmo nome do estado, Michigan. Após ter que lidar com o mar agitado em outubro de 1901, um vazamento fez com que o barco submergisse.

O MM Drake, navio a vapor e rebocador da embarcação, perdeu sua pressão com uma onda forte ao tentar salvá-la e com isso, ambas as tripulações foram levadas para outros barcos que estavam próximos. Os dois barcos se encontram a quase 200 metros de profundidade.

Michigan, naufragado em 1901
Michigan, naufragado em 1901 / Crédito: Great Lakes Shipwreck Historical Society