Notícias » Grécia Antiga

Três naufrágios da Grécia Antiga são descobertos na ilha de Kasos

De acordo com o principal pesquisador do projeto, foram localizados canhões, âncoras e utensílios de mesa

Isabela Barreiros Publicado em 05/11/2019, às 15h00

Cerâmica encontrada em um dos naufrágios na ilha de Kasos, na Grécia
Cerâmica encontrada em um dos naufrágios na ilha de Kasos, na Grécia - Ministério da Cultura da Grécia/Facebook

Ontem, 4, o Ministério da Cultura da Grécia emitiu um comunicado afirmando ter encontrado três naufrágios antigos. A descoberta foi feita na ilha de Kasos e financiada pela Associação Kasos de Nova York, com apoio do município da ilha.

[Colocar ALT]
Âncora de pedra de um dos naufrágios / Crédito: Ministério da Cultura da Grécia/Facebook

Junto com os navios, os arqueólogos marinhos encontraram canhões, cinco âncoras feitas de pedra, utensílios de mesa, e cerâmicas usadas para transportas óleos e vinhos, e outros artefatos valiosos.

De acordo com o portal de notícias grego Greek Reporter, o navio mais antigo era comercial e datava de 2.300 anos. Os outros dois foram considerados pelos especialistas como destroços do século 1 a.C.

O pesquisador Jon Adams, do Projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro (MAP), afirmou que a descoberta só foi possível por conta da falta de oxigênio nessas profundidades, mas ainda ficou surpreso com a preservação dos naufrágios tão antigos.

“Nunca tinha acreditado ser possível [encontrar navios intactos do mundo clássico]. Essas descobertas mudarão nossa compreensão sobre construção naval e navegação marítima no mundo antigo”, afirmou.