Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Três pessoas são presas por queda de teleférico que provocou tragédia na Itália

Das 15 pessoas que estavam no teleférico apenas um menino de 5 anos, que perdeu os pais e os dois irmãos, sobreviveu

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A queda do teleférico provocou a morte de 14 pessoas - Getty Images
A queda do teleférico provocou a morte de 14 pessoas - Getty Images

A Itália prendeu três pessoas nesta quarta-feira, 26, após um teleférico ter caído e provocado a morte de 14 no último domingo em Stresa, na região do Piemonte. Segundo o UOL, estão entre os detidos Luigi Nerini, gestor da empresa que administrava o serviço do transporte e o engenheiro Enrico Perocchio.

Durante as investigações sobre o caso, a Procuradoria de Verbânia descobriu que o freio de emergência não foi ativado de forma proposital para evitar que a estrutura do teleférico ficasse paralisada por muito tempo.

As procuradoras Olimpia Bossi e Laura Carrera e o comandante provincial da Arma dos Carabineiros de Verbânia, tenente coronel Alberto Cicognani, disseram à mídia italiana que os responsáveis confirmaram a informação e ainda afirmaram que o equipamento estava com problema há cerca de um mês e meio.

"Havia um mal funcionamento no teleférico, foi chamada a manutenção, que não resolveu o problema ou o resolveu em parte. Para evitar novas interrupções do serviço, eles escolheram não ativar o 'garfo', o que impediu que o freio de emergência entrasse em funcionamento", disse Cicognani à "RAI Tre".

No dia da queda, um cabo se rompeu e, como o freio de segurança não foi ativado, a cabine acabou descendo a mais de 100km/h. Quando chegou no poste que segurava a estrutura, foi lançada ao ar por 54 metros, caiu no chão e rolou até parar em um bosque próximo.

Somente um menino de 5 anos, chamado Eitan, sobreviveu à tragédia. Ele, que perdeu os pais e dois irmãos na queda, está em estado grave na UTI do hospital da Cidade da Saúde de Turim. A criança foi retirada do coma induzido nesta quarta-feira, 26, e segue acompanhada de uma tia.