Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

Troy Kotsur se torna o primeiro homem surdo a vencer Oscar de atuação

O ator é deficiente auditivo e discursou em linguagem de sinais: "Eu não posso acreditar que estou aqui”

Wallacy Ferrari Publicado em 28/03/2022, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troy apresenta sua estatueta após vitória - Getty Images
Troy apresenta sua estatueta após vitória - Getty Images

Pela primeira vez na história do Oscar, principal prêmio do cinema mundial, um homem surdo venceu uma das estatuetas da cerimônia; Troy Kotsur ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante por sua atuação como ‘Frank Rossi’ no filme 'No ritmo do coração', lançado em 2021.

Não apenas a premiação é inédita, como tratou-se da primeira vez em que um homem surdo foi indicado em alguma categoria de atuação. Na obra, ele e a atrizMarlee Matlin, também deficiente auditiva, interpretam os pais de uma jovem que nasce ouvinte e sonha em ser cantora.

Em seu discurso, realizado inteiramente em linguagem de sinais, ele dedicou o reconhecimento da academia à comunidade surta, enaltecendo que a visibilidade para a causa deve ser aproveitada: “Este é o nosso momento”.

No momento de seu discurso, as palavras sinalizadas foram traduzidas simultaneamente por um narrador na transmissão oficial: "É incrível estar aqui nesta jornada. Eu não posso acreditar que estou aqui”, disse o ator. Troy atua em produções cinematográficas desde 2007 e já participou de grandes produções, como 'CSI: Nova Iorque' e 'Criminal Minds'.