Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Oriente Médio

Trump anuncia acordo de paz entre Israel e Emirados Árabes

Presidente utilizou suas redes sociais para comemorar o momento que promete dar fim aos conflitos iniciados há mais de 70 anos

Caio Tortamano Publicado em 13/08/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Getty Images
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Getty Images

Por meio de seu twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Israel e Emirados Árabes Unidos firmaram um acordo de paz. O presidente definiu a normalização das relações como um “avanço enorme”, classificando a atitude como um “Acordo de Paz Histórico entre nossos (dos Estados Unidos) dois grandes amigos”, de acordo com o Portal UOL.

Já o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou ser um dia histórico e um passo significativo para que se alcance a paz no Oriente Médio. Por intermédio dos Estados Unidos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al-Nahyan, afirmaram que concordaram em normalizar totalmente as relações entre os dois países.

Delegações israelenses e árabes irão se reunir nas próximas semanas para que sejam assinados acordos bilaterais em questões como investimento, turismo, voos diretos e, principalmente, segurança e tratados diplomáticos. A declaração dada em conjunto por Netanyahu, Al-Nahyan e Trump ainda contou com uma promessa israelense de ampliação de conversas com outros países do “mundo árabe e muçulmano”.

A iniciativa foi reforçada por Donald Trump, que afirmou, sem entrar em maiores detalhes, que estão acontecendo conversas entre Israel e países vizinhos. As nações vivem em atrito político há mais de 70 anos, especialmente por conta da declaração de soberania israelita em áreas em disputa pelo Oriente Médio.