Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Trump intimida Iraque após decisão de expulsar tropas norte-americanas

Segundo o presidente dos Estados Unidos, o país pagará pelos bilhões de dólares investidos em bases militares

Joseane Pereira Publicado em 06/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump no Reino Unido, 4 de dezembro de 2019 - Getty Images
Donald Trump no Reino Unido, 4 de dezembro de 2019 - Getty Images

No último domingo (5), o presidente norte-americano Donald Trump fez ameaças ao Iraque após o país aprovar uma resolução que expulsa as forças estadunidenses de seu território. Segundo Trump, as tropas dos Estados Unidos só sairão do país caso as bases militares construídas lá forem pagas.

“Se eles nos pedirem para sair, se não for de uma forma amigável, nós vamos impor sanções como eles nunca viram antes. Isso vai fazer as sanções contra o Irã parecerem leves”, afirmou Trump aos repórteres. “Nós temos uma base aérea extraordinariamente cara lá. Ela custou bilhões de dólares para construir. Muito antes do meu tempo [na presidência]. Nós não vamos sair a não ser que eles nos paguem”.

Após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, as relações entre Estados Unidos e Irã se acirraram — e o Iraque tem sido palco para os conflitos. Soleimani foi morto por drones dos Estados Unidos próximo ao Aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque.