Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Trump levou cartas de Kim Jong Un ao deixar Casa Branca

Ao encerrarem seus mandatos, os políticos devem enviar todos os documentos presidenciais aos Arquivos Nacionais

Redação Publicado em 08/02/2022, às 08h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-presidente Trump - Getty Images
O ex-presidente Trump - Getty Images

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu cartas de Barack Obama e do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, quando deixou a Casa Branca, em janeiro de 2021. A informação foi divulgada na última segunda-feira, 7, pelos Arquivos Nacionais, que se dirigiram à residência do político, localizada na Flórida.

Assim que terminam o mandato, os presidentes dos EUA precisam enviar todos os seus emails, cartas, entre outros tipos de documentos de trabalho aos Arquivos Nacionais para que sejam preservados. Mas, Trump decidiu contrariar a determinação, levando para casa várias caixas com documentos presidenciais.

De acordo com informações da AFP, nelas estavam presentes de líderes de outros países, além de cartas. Uma delas foi deixada pelo ex-presidente Obama, enquantos as outras são de autoria de Kim Jong Un.

"Estes documentos deveriam ter sido enviados aos Arquivos pela Casa Branca ao término da administração Trump, em janeiro de 2021", disseram os Arquivos Nacionais, que ainda não encontraram todos os itens levados pelo ex-chefe de Estado. De acordo com a entidade, "representantes do ex-presidente continuam buscando registros presidenciais".

O órgão revelou na semana passada, que o político chegou a rasgar alguns dos documentos de trabalho, uma prática proibida no país.

"Entre os documentos presidenciais recebidos pelos Arquivos Nacionais estavam documentos em papel que foram rasgados pelo ex-presidente Trump", disseram à agência de notícias. "Funcionários de gerenciamento de registros da Casa Branca" "colaram" algumas das folhas, finalizaram.