Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Urnas

TSE divulga vídeos mostrando como é urna eletrônica por dentro

Em aplicativo de vídeo, Kwai, TSE mostra como funcionam as urnas eletrônicas

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 23/06/2022, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trechos do vídeo que mostra urna eletrônica por dentro - Divulgação/Youtube/Poder 360
Trechos do vídeo que mostra urna eletrônica por dentro - Divulgação/Youtube/Poder 360

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicou em seu perfil oficial no aplicativo de vídeos Kwai, vídeos de uma urna eletrônica por dentro. Foram postados cinco vídeos nessa quinta-feira, 23.

Nos curtos vídeos, que pertecem a ação de combate à corrupção, o coordenador de Tecnologia Eleitoral da Corte, Rafael Azevedo,  mostrou partes da urna, como ela é montada e suas funções. 

“De modo algum o terminal do mesário mostra qualquer tipo de informação sobre o voto do eleitor”, disse ao explicar terminais usados pelos eleitores e pelos mesários.

A página especial no Kwai com a tag #DeOlhonaUrna, reune as publicações, que compõe a campanha, que serão encaminhadas à um hotsite que explicará detalhadamente o aparelho e suas engrenagens, provando a sua confiabilidade.

“Não há absolutamente nenhum tipo de conexão de rede ou qualquer tipo de conexão”, afirmou ele, provando que não há barreiras para a segurança do aparelho. Ele também mostrou as mídias onde os votos dos eleitores são gravados.

Ataques à segurança das urnas

O presidente Jair Bolsonaro (PL), há meses propôe discursos com seus aliados, que deslegitimam a segurança do voto pelas urnas eletrônicas. Jair Bolsonaro, hoje responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por divulgação de falsas informações

O TSE realiza ações de combate à esse movimento. A Corte tem acordos com Facebook, Telegram, Instagram, TikTok, Youtube, Linkedin, Twitter e Spotify. Em sua maioria, os usuários da mais nova plataforma, Kwai, são maiores de 25 anos.