Notícias » Arqueologia

Tumba da rainha egípcia Cleópatra pode ter sido encontrada

Documentário que será exibido no próximo dia 20 trará detalhes do mistério que perdura por séculos

Fabio Previdelli Publicado em 10/06/2020, às 10h26

Elizabeth Taylor como Cleópatra em filme de 1963
Elizabeth Taylor como Cleópatra em filme de 1963 - Divulgação

O mistério sobre uma das figuras mais populares do Egito Antigo pode enfim ter uma resposta: afinal, onde está localizada a tumba de Cleópatra? Esse quebra-cabeça de mais de 2 mil anos pode ter suas últimas peças encaixadas em um documentário que será exibido no próximo dia 21, domingo, no canal Science Channel.

Em Cleopatra: Sex, Lies and Secrets, especialistas sugerem que os restos da faraó possam estar descansando em um local misterioso no Delta do Nilo. Assim, arqueólogos estão escavando a região conhecida por Taposiris Magna, que fica apenas 100 quilômetros do Cairo, na esperança de encontrarem vestígios da última governante do Reino Ptolemaico.

Imagem do sítio de Taposiris Magna / Crédito: Science Channel

 

"No Egito, às margens do delta do Nilo, uma enorme escavação arqueológica está em andamento, enquanto especialistas buscam a tumba da faraó mais famosa do Egito", explica o Science Channel em comunicado.

"Uma nova teoria sobre o cemitério de Cleópatra, introduzida pela arqueóloga Dra. Kathleen Martinez, sugere que seu túmulo pode ser encontrado em um local conhecido como Taposiris Magna".

Taposiris Magna tem sido o centro das atenções nos últimos anos, em meio a rumores de que o sítio pode conter o túmulo de Cleópatra e seu amante Marco Antônio. Entretanto, nenhuma tumba foi descoberta ainda por lá.

“Construídos há mais de 2.000 anos, os terrenos de Taposiris Magna estão repletos de passagens e túmulos ocultos”, revela o comunicado. "Quando especialistas descobrem surpreendentemente um túmulo imperturbável decorado com folhas de ouro, pode ser a resposta para o mistério milenar do local de descanso final de Cleópatra."


+Saiba mais sobre a Cleópatra por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Cleópatra: A rainha que desafiou Roma e conquistou a eternidade, de Alberto Angela (2019) - https://amzn.to/2Vc36F7

Cleópatra: Uma biografia, de Stacy Schiff (2011) - https://amzn.to/3cjiLIc

Antônio e Cleópatra: A história dos amantes mais famosos da Antiguidade, de Adrian Goldsworthy (2018) - https://amzn.to/2V7hpuo

As memórias de Cleópatra: Sob o signo de Afrodite, de Margaret George (2000) - https://amzn.to/3cjjeKs

Cleópatra (DVD) - https://amzn.to/2XCHPWO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W