Notícias » Egito

Tumba egípcia inundada intriga arqueólogos

Após a drenagem do local, pesquisadores encontraram enormes artefatos de cerâmica cobertos de lama

Fabio Previdelli Publicado em 22/10/2019, às 14h03

Uma enorme peça de cerâmica antiga descoberta
Uma enorme peça de cerâmica antiga descoberta - Channel 5

Uma descoberta feita numa tumba inundada tem intrigado arqueólogos. A aventura submersa foi revelada no programa Caçadores de Tumbas Egípcias, apresentado por Tony Robinson no Channel 5.

A impressionante descoberta aconteceu quando Tony visitou os egiptólogos John Ward e Maria Nilsson, que atualmente estão escavando um local em Gebel el-Silsila, no Alto Egito. A dupla afirmou a Robinson que eles descobriram um buraco estranho completamente inundado que eles acreditavam que escondia algo especial.

A dupla disse a Robinson que eles descobriram um buraco estranho completamente cheio de água que eles acreditavam que escondia algo especial / Crédito: Channel 5

 

A equipe usou bombas de água para drenar o buraco completamente, antes de Ward e Robinson descerem. Quando eles enfim chegaram até local, tiveram que se arrastar por uma espessa camada de lama, onde vislumbraram restos esqueléticos, cerâmica quebrada e, por último mas não menos importante, uma nova abertura.

O apresentador então perguntou: “Veja, o que você acha que estaria lá?”. Então Ward respondeu: “Não sei, é totalmente diferente de qualquer um dos túmulos que já encontramos”. Observando o tamanho da tumba, John sugeriu que centenas de pessoas poderiam estar sepultadas lá. "Se a câmara secundária tiver sido usada para enterros, estamos falando de 50 a 60 pessoas".

Robinson ficou surpreso com o túmulo, acrescentando: “E todos os seus pedaços estão misturados sob nossos joelhos, como sopa humana. A ideia de que tantas pessoas possam estar aqui em baixo é bastante assustadora, e algumas delas devem ter status real”.

Os dois escavaram a tumba e fizeram uma descoberta cada vez mais incomum. Enquanto a água continuava a escorrer, os especialistas avistaram um pedaço gigante de cerâmica no canto de uma das câmaras.

Robinson disse: "Em todos os meus anos em busca de cerâmica, nunca encontrei nada assim, é como uma enorme baleia”. A caça ao túmulo egípcio está disponível para assistir no My5 .


Para conhecer um pouco mais sobre a história do Egito Antigo:

1. O Egito Antigo, Ciro Flamarion Cardoso - https://amzn.to/2mUip74

2. Religião e Magia no Antigo Egito, Rosalie David - https://amzn.to/2nT5Ngi

3. O Egito dos Grandes Faraós, Christian Jacq - https://amzn.to/2n35mjD

4. Egito Antigo, Sophie Desplancques - https://amzn.to/2oCfCjr

5. Tesouros do Egito, Francesco Tiradritti - https://amzn.to/2n34L1l

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.