Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Tumor com dentes desenterrado de um convento em Portugal

Teratomas são extremamente raros em achados arqueológicos

Thiago Lincolins Publicado em 30/05/2017, às 11h12 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arcada dentaria  - Shutterstock Images
Arcada dentaria - Shutterstock Images

Durante a escavação de cemitério, arqueólogos fizeram um tétrico achado. Ou mais tétrico que a média em se falando em cemitérios: um teratoma, tumor com dentes. A busca ocorreu entre 2010 e 211, escavando 42 cadáveres no cemitério da Igreja e Convento do Carmo em Lisboa. A massa calcificada, com 4,3 cm de diâmetro, dentes e outras formações ósseas desorganizadas, foi encontrada próxima ao corpo de uma mulher enterrada aos 45 anos de idade.

"Quando os arqueólogos descobriram a massa ovariana, notaram imediatamente que haviam encontrado uma coisa muito incomum, que deveria ser levada para uma análise mais aprofundada no laboratório", diz Sofia Wasterlain, da Universidade de Coimbra, à Live Science. "Imagina-se que alguns tipos de tumores são características exclusivas das sociedades modernas atribuídas à civilização ocidental, mas também são encontrados em populações passadas."

A massa calcificada com o tumor / Foto: Jornal Internacional de Paleopatologia

O teratoma ("inchaço monstruoso") é o tipo de tumor mais comum que se origina nos ovários. Ocorre em mulheres quando as células que devem se tornar óvulos começam a se multiplicar anormalmente e a formar tecidos adultos, como cabelo, dentes e ossos. Em alguns casos, passam despercebidos no corpo. Em outros, podem se tornar cancerígenos. Sofia Wasterlain relata que inicialmente ela e os outros pesquisadores chegaram a achar que a massa ovariana se tratava de um feto morto ou uma gravidez ectópica (onde o embrião se prende fora do útero) que se calcificou dentro do corpo da mulher. Não foi possível apontar se a morte foi causada pelo tumor, mas já foi comprovado que o corpo do esqueleto encontrado junto a massa ovariana não aparenta ter nenhuma mudança.

O cemitério foi usado desde o início do século XV até o grande terremoto de 1755, que destruiu toda a igreja - e o resto da cidade.