Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alemanha

Túmulo de líder nazista responsável por arquitetar o Holocausto é violado em Berlim

Conhecido como o “homem do coração de ferro”, Reinhard Heydrich estava enterrado em uma sepultura sem identificação

Fabio Previdelli Publicado em 16/12/2019, às 12h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
foto de Reinhard Heydrich - Getty Images
foto de Reinhard Heydrich - Getty Images

A polícia de Berlim está investigando quem foi o responsável por abrir o túmulo do ex-oficial nazista Reinhard Heydrich. Na última quinta-feira, 12, funcionários do Cemitério dos Inválidos, um dos mais antigos da capital alemã, descobriram que a sepultura havia sido aberta. Entretanto, segundo a polícia, nada tinha sido levado.

De acordo com a imprensa local, o sepulcro foi violado por alguém que tinha acesso a informações privilegiadas, já que, como acontece com outros oficias nazistas de alto escalão, o local não tinha nenhum tipo de identificação sobre quem estava enterrado ali. A medida, decretada pelas forças de ocupação aliada no final da Segunda Guerra, visa impedir que simpatizantes nazistas transformem esses locais em santuários.

Quem foi Reinhard Heydrich?

Considerado um dos responsáveis por arquitetar o Holocausto, Heydrich serviu na central da força paramilitar Schutzstaffel (SS), sob o comando de Heinrich Himmler. Ele presidiu a Conferência de Wannsee em janeiro de 1942, onde a “Solução Final” de Adolf Hitler foi planejada.

Os políticos nazistas Arthur Seyss-Inquart, Adolf Hitler, Heinrich Himmler (atrás do ombro de Hitler) e Reinhard Heydrich em Viena, Áustria, em 15 de março de 1938 / Crédito: Getty Images

Apelidado pelo Führer como “homem do coração de ferro”, Reinhard também ficou conhecido pelas alcunhas de “açougueiro”, “carrasco” e “o gênio do mal de Himmler”. Ele governou a Boêmia e a Morávia até maio de 1942, quando partidários tchecos treinados pelos britânicos atacaram sua limusine. Gravemente ferido, Reinhard morreu dias depois do atentado.

Em retaliação, os nazistas destruíram a vila de Lidice, assassinando todos os homens e meninos adolescentes e deportando mulheres e crianças para campos de concentração. O corpo de Reinhard Heydrich foi sepultado no Cemitério dos Inválidos em 1942, em uma cerimônia onde ele recebeu diversas honras militares.

Outro túmulo nazista já havia sido aberto

Em 2000, um grupo de nazistas invadiu um cemitério em Berlim e abriram a sepultura de Horst Wessel, o líder da milícia paramilitar nazista SA na capital alemã, que foi assassinado em 1930. Após sua morte, Joseph Goebbels o transformou em um mártir pela causa nazista.