Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Crime

Túnel encontrado no México pode ter ligação com El Chapo

O narcotraficante El Chapo foi condenado à prisão perpétua e cumpre pena nos EUA desde o ano de 2019

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/05/2021, às 11h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O túnel possui pelo menos 200 metros de extensão - Divulgação/The Mexico News Daily
O túnel possui pelo menos 200 metros de extensão - Divulgação/The Mexico News Daily

Um túnel com ao menos 200 metros foi encontrado pela polícia mexicana na cidade de Tijuana. Conforme noticiou o UOL, as autoridade acreditam se tratar de uma obra do grupo do narcotraficante Joaquin El Chapo Guzman, preso desde o ano de 2019, quando foi condenado à prisão perpétua.

A passagem, que foi encontrada em uma residência localizada em frente a uma base da Guarda Nacional Mexicana, foi construída ao lado de outro túnel que já era de conhecimento da polícia há dois anos.

O novo local, que não tem conexão do lado dos Estados Unidos, foi descoberto após um pacote de maconha ter sido encontrado em frente à casa, o que levou a uma busca nas moradias da região.

Foi então que os policiais se depararam com cabos elétricos que estavam prontos para serem instalados no túnel, o qual possuía sistemas de iluminação e ventilação, além de trilhos.

Muito provavelmente o grupo de El Chapo construiu a nova passagem com o objetivo de conectá-la à antiga.

Estima-se que existam 13.000 túneis de narcotráfico no México, de acordo com a Agência Antidrogas dos Estados Unidos. Somente nos últimos três anos, foram encontrados 200 pelas autoridades mexicanas.