Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Túnel medieval até então desconhecido é encontrado por acaso no País de Gales

Datada do século 12, a trilha subterrânea segue o caminho de um riacho em Monmouthshire

Alana Sousa Publicado em 04/03/2021, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parte do túnel encontrado no País de Gales - Divulgação/Distribuição de Energia Ocidental
Parte do túnel encontrado no País de Gales - Divulgação/Distribuição de Energia Ocidental

Na vila de Tintern, localizada no País de Gales, técnicos de uma companhia elétrica encontraram, por acaso, um sistema de túnel da Idade Média. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 4, pela BBc.

Os trabalhadores da empresa Distribuição de Energia Ocidental estavam trocando um poste em uma propriedade privada quando perceberam algo estranho no solo. Suspeitando  que pudesse ser algo muito maior do que imaginavam, contataram a Cadw, responsável por cuidar do patrimônio histórico e cultural do país.

Túnel medieval encontrado por acaso / Crédito: Divulgação/Distribuição de Energia Ocidental

Allyn Gore, que liderava a equipe de técnicos contou à BBC que “nada apareceu em nenhum de nossos desenhos ou registros para indicar que havia algo incomum no local”. E acrescentou que “logo após o início dos trabalhos de escavação, a equipe de escavação fez a extraordinária descoberta do que inicialmente pensaram ser uma caverna”.

Após algumas inspeções arqueológicas, os especialistas concluíram que se tratava de um túnel medieval desconhecido, datado do século 12. Escavada próximo ao riacho Angiddy, a passagem subterrânea mede 122 centímetros de altura e parece seguir o caminho do rio.

Ainda que os arqueólogos tenham revelado informações iniciais importantes, o trabalho completo de escavação pode levar anos, como explicou Gore.

Sobre arqueologia

Descobertas arqueológicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inestimáveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história. 

Sem dúvida nenhuma, uma das que mais chamam a atenção ainda hoje é a dos egípcios antigos. Permeados por crendices em supostas maldições e pela completa admiração em grandes figuras como Cleópatra e Tutancâmon, o Egito gera curiosidade por ser berço de uma das civilizações que foram uma das bases da história humana e, principalmente, pelos diversos achados de pesquisadores e arqueólogos nas últimas décadas.