Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antiguidade

Turista furta fragmento de mármore antigo de Roma, mas devolve em arrependimento

Acredita-se que o fragmento de mármore foi furtado de um lugar do Fórum Romano, que já foi o centro do Império Romano na Antiguidade

Giovanna de Matteo Publicado em 26/11/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As ruínas do Fórum Romano - Wikimedia Commons
As ruínas do Fórum Romano - Wikimedia Commons

Um turista americano roubou um fragmento de mármore antigo em uma viagem a Roma. Porém, parece que ele se arrependeu de ter pego a peça, que chegou no Museu Romano Nacional da Itália, com um bilhete escrito: "Para Sam, com amor Jess, Roma 2017".

Além disso, o objeto veio com uma nota onde o turista pedia perdão por seu ato "imprudente e desrespeitoso". “Sinto-me muito mal por não só tirar este item de seu devido lugar, mas também colocar algo escrito nele”, escreveu a pessoa arrependida, da qual presumem ser uma mulher chamada Jess.

O ladrão havia escrito com caneta hidrocor em cima da pedra, e explicou que tentou limar as incrições que fez com "muitas horas de esfregar e limpar", mas não conseguiu remover a tinta.

Stéphane Verger, diretor do museu, disse ao jornal italiano Il Messaggero que a peça não tinha um valor tão alto, e estipula que ela provavelmente foi furtada de um lugar do Fórum Romano, que já foi o centro do Império Romano na antiguidade, e que atualmente comporta diversas ruínas de edifícios da época.

A sua hipótese sugere que o turista era uma jovem que viajou para Roma em 2017, e levou a pedra para dar de presente ao namorado. "Isso me afetou precisamente porque ela é jovem: ela percebeu que estava errada", disse Verger. “É um gesto espontâneo, mas fruto da reflexão consciente”.


+Saiba mais sobre o Império Romano por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/2Ys2Un0

SPQR - Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2017) - https://amzn.to/2YlQAot

Declínio e queda do império romano, de Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2WgIDy9

História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, de Indro Montanelli (2017) - https://amzn.to/35o7t34

História de Roma, de Pierre Grimal (2011) - https://amzn.to/2SrcEKl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJ

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W