Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Independência do Brasil

TV Cultura lança minissérie sobre os 200 anos da Independência do Brasil

Dirigida por Luiz Fernando Carvalho, "Independências" estreia em 7 de setembro; saiba mais detalhes!

Fabio Previdelli / Atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 16/08/2022, às 11h00 - Atualizado às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da minissérie "Independências" - Divulgação / TV Cultura
Cena da minissérie "Independências" - Divulgação / TV Cultura

O próximo dia 7 de setembro marca as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Para celebrar o fato histórico, que é cheio de contradições, a TV Cultura apresentará a minissérie inédita “Independências”.

O projeto é dirigido por Luiz Fernando Carvalho em parceria com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu — com quem já realizou grandes obras da teledramaturgia brasileira, como ‘Hoje é dia de Maria’, ‘Capitu’ e ‘A Pedra do Reino’. Além disso, soma com contribuições no roteiro de Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni.

Além disso, a pesquisa histórica foi realizada pelo jornalista José Antonio Severo, chegando a utilizar uma língua indígena para obter fidelidade nos diálogos, contando com a tradução do Kimbundu a cargo do professor Niyi Monanzambi (UFBA).

Para Luiz Fernando, a minissérie oferecerá aos telespectadores de todo o país a consciência de acontecimentos e personagens reais que, até então, se encontravam submersos, escondidos pelo manto de uma didática tida como absoluta pela visão eurocêntrica.

Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a TV Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos”, enalteceu.

Mais detalhes de ‘Independências’ 

“Independências” estreia na TV Cultura no próximo dia 7 de setembro, mesma data do bicentenário da Independência do Brasil. A minissérie será dividida em 16 capítulos, que vão ao ar todas as semanas. 

Cena da minissérie "Independências" / Crédito: Divulgação / TV Cultura

O elenco conta com grandes nomes, como Walderez de Barros (D. Maria I), Antonio Fagundes (Dom João VI), Daniel de Oliveira (D. Pedro I), Maria Fernanda Cândido (Maria Graham), Ilana Kaplan (Carlota Joaquina), Gabriel Leone (D. Miguel), Louisa Sexton (Leopoldina), Isabél Zuaa (Peregrina), Andre Frateschi (Chalaça), Celso Frateschi (José Bonifácio), Cacá Carvalho, Carol Brada (Marquesa de Aguiar), Cassio Scapin (Plácido de Abreu), Fafá de Belém, Katia Daher, Léa Garcia, Marcela Vivan, Pedro Paulo Rangel, Rafael Cortez (Marquês de Marialva) e Renato Borghi (Intendente).

A grande produção é anunciada com êxito por José Roberto Maluf, Presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a emissora: "Identificamos inúmeros pontos de convergência entre o olhar de Luiz Fernando Carvalho para o audiovisual brasileiro e a nossa concepção e crença de TV Pública. Nestes dois anos de gestão, notamos o crescimento de audiência da TV Cultura, o que comprova que é possível fazer televisão aberta com bom conteúdo e comprometida com as premissas de nosso estatuto que são a educação, a informação, cultura e entretenimento com qualidade”