Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Segunda Guerra

TV russa descobre raro filme da Parada da Vitória de 1945 na URSS. Confira vídeo!

As imagens reveladas passaram por uma restauração digital e se aproximam do HD, trazendo detalhes únicos e desconhecidos da celebração de vitória na Segunda Guerra Mundial

André Nogueira Publicado em 29/06/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parada da Vitória - Divulgação/Facebook
Parada da Vitória - Divulgação/Facebook

O Canal Um (Pervy Kanal) da Rússia, TV estatal, fez uma descoberta única nos antigos arquivos soviéticos: uma série de filmagens inéditas da Parada da Vitória de 1945, na Praça Vermelha de Moscou. Evento celebrou a derrota da Alemanha para o Exército Vermelho e a tomada de Berlim por Stalin.

Insttrumentistas da NKVD / Crédito: Divulgação/Facebook/Lucas Rubio

Marechal Ivan Konev / Crédito: Divulgação/Facebook/Lucas Rubio

Divulgadas em primeira mão no Brasil pelo presidente do CEPS, Lucas Rubio, em seu Facebook, as imagens foram restauradas digitalmente e amplamente divulgadas pelas mídias sociais, trazendo as fotografias de civis e militares, entre eles do mandatário Stalin, prestando homenagens ao feito na capital soviética.

As paradas ocorreram em 24 de junho de 1945, momento cujas filmagens conhecíamos apenas em dois exemplares de gravações em baixa qualidade.

Stalin em visita ao Musoléu de Lenin / Crédito: Divulgação/Facebook/Lucas Rubio

Tropas em parada / Crédito: Divulgação/Facebook/Lucas Rubio

A nova versão restaurada parece uma filmagem em HD, e a qualidade não deixa a desejar. São duas horas e meia de imagens com uma narração original da TV estatal. Confira o vídeo aqui: