Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Ucrânia captura principal aliado de Putin no país

O presidente Volodymyr Zelensky fez publicações com condições para negociações com prisioneiro, veja

Redação Publicado em 13/04/2022, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anúncio por Telegram da captura do aliado de Putin Viktor Medvedchuk - Reprodução/ Vídeo do Twitter BBC News
Anúncio por Telegram da captura do aliado de Putin Viktor Medvedchuk - Reprodução/ Vídeo do Twitter BBC News

Na noite desta última terça-feira, 12, foi anunciada a captura de Viktor Medvedchuk, principal político da oposição ucraniana e aliado deVladimir Putin. A informação confirmada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

"O Serviço de Segurança da Ucrânia prendeu Viktor Medvedchuk, o maior aliado de Putin na Ucrânia", escreveu Zelensky em publicação no Telegram. De acordo com autoridades em Kiev, a captura ocorreu após uma "operação de risco"

Após o anúncio, o presidente sugeriu uma negociação que contaria com os soldados ucranianos capturados pelas forças russas, no entanto, Moscou ainda não emitiu nenhuma posição referente ao caso.

Viktor não é bem visto no país há mais de 5 anos. Em 2014, chegou a ser incluído em uma lista de sanções dos EUA, por suposto envolvimento com a anexação russa na região da Criméia.

Apesar das tentativas de impedir movimentos políticos do saudosista, em 2018 ele voltou ao Parlamento como líder da Plataforma de Oposição - Pela Vida, principal força política contra Zelensky.

Em 2021, Viktor e sua esposa foram acusados de financiar milícias separatista em Donetsk e Luhansk, no leste ucraniano.


*Com informações de O Globo.