Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Damas

Ucraniana de 10 anos arrecada dinheiro para ajudar o exército jogando damas

A pequena é a campeã no jogo de damas na categoria de sua idade

Redação Publicado em 18/07/2022, às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Valeria Yezhova ao fazer doação para fundação ucraniana - Divulgação / Youtube / TamdaMedia
Valeria Yezhova ao fazer doação para fundação ucraniana - Divulgação / Youtube / TamdaMedia

Em Kiev, uma menina chamou a atenção ao colocar uma mesa e cadeira do lado de fora de um shopping, desafiando os clientes do local a vencê-la em uma partida de damas. Quem ganhasse a partida levava o dinheiro que estava em cima do tabuleiro. Mas uma placa trazia dúvidas, que dizia “Estamos ajudando o exército ucraniano”.

Muitas pessoas tentaram a sorte, mas poucos sabiam que ela era Valeria Yezhova, a menina de 10 anos que é a campeã mundial de damas na sua idade. Ela conquistou o título no verão passado.

A menina juntou muitos hryvnia, a moeda nacional ucraniana, em sua caixinha de sapatos. Os desafiantes que perderam jogam o quanto quiserem na caixa e, graças à sua crescente notoriedade nacional, as pessoas pedem fotos à ela.

Valeria me perguntou como ela poderia ajudar o exército ucraniano. Perguntei a ela o que ela faz de melhor, ela respondeu que é boa em damas. Foi assim que surgiu essa ideia”, relata a mãe da menina.

Doação generosa

A campeã passou mais de uma semana do lado de fora do shopping e arrecadou o equivalente a US$ 700 (R$ 3.758). Ela então decidiu doar o dinheiro para uma fundação, que vem juntando dinheiro para comprar ajuda humanitária e equipamentos para os militares ucranianos, segundo a CNN.

A fundação é dirigida pelo ativista Serhiy Prytula e, em um vídeo, é possível ver o homem engasgando quando recebe as pilhas de notas de Valeria. A fama e o sucesso crescente da garota encorajaram outras pessoas de seu clube de damas a seguirem seu exemplo.