Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Ucranianos afundam seu maior navio de guerra para que não seja tomado pelos russos

"É difícil imaginar uma decisão mais difícil para um bravo guerreiro e toda a sua equipe", disse o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov

Redação Publicado em 05/03/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Navio afundado pelos ucranianos - Divulgação / Twitter / Taras Schmut
Navio afundado pelos ucranianos - Divulgação / Twitter / Taras Schmut

A fragata Hetman Sahaidachny, maior navio de guerra da Ucrânia, foi afundada na última sexta-feira, 4, pelos próprios ucranianos. A embarcação estava parcialmente desmontada e passava por reparos, na cidade de Mykolaiv, próxima ao litoral do Mar Negro. Como ela não estaria pronta a tempo de enfrentar os russos, a Marinha optou por afundá-la.

De acordo com o site Dumskaya, a inteligência ucraniana descobriu que as forças especiais navais de Moscou haviam planejado tomar o Hetman Sahaidachny. Por esse motivo, decidiu-se que, em caso de ataque, o casco do navio deveria ser enchido de água, apoiando a embarcação no fundo do rio. As informações são do G1.

"O comandante do navio capitânia da Marinha ucraniana executou a ordem de afundar o navio Hetman Sagaidachny, que estava em reparo, para que não fosse capturado pelo inimigo", escreveu o ministro da Defesa, Oleksii Reznikov, em publicação no Facebook.

É difícil imaginar uma decisão mais difícil para um bravo guerreiro e toda a sua equipe. Mas vamos construir uma nova frota, moderna e poderosa. O importante agora é resistir", finalizou.

Conforme a fonte, agora os russos terão que realizar uma operação bastante demorada caso queiram reerguer a embarcação. Único navio grande que restou à Ucrânia desde que a Rússia anexou o território da Crimeia, o Hetman Sagaidachny poderá recuperar sua flutuabilidade no futuro, ao menos em tese.