Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Superlua

Última superlua do ano ocorre amanhã; saiba como observar o fenômeno

Superlua de esturjão poderá ser vista pelos brasileiros nesta quinta-feira, 11

Redação Publicado em 10/08/2022, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de superlua - Divulgação/Pixabay/Luiz Augusto Barbosa
Imagem ilustrativa de superlua - Divulgação/Pixabay/Luiz Augusto Barbosa

Nesta quinta-feira, 11, poderá ser observada no céu de todo o Brasil a terceira e última superlua do ano, denominada "Superlua de esturjão", caso as condições climáticas forem favoráveis.

O fenômeno recebe esse nome por ocorrer no mês de agosto, época em que o peixe esturjão é encontrado em grande quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, isto é, na região entre o Canadá e os Estados Unidos.

Apesar do termo superlua não ser muito utilizado por astrônomos, o nome está relacionado ao evento no qual nosso satélite natural aparece maior e mais brilhante, justamente por estar mais próximo de seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra.

Como avistar o fenômeno

De acordo com informações do portal de notícias G1, para observar a superlua, não é preciso usar qualquer equipamento especial. É necessário apenas que haja condições climáticas favoráveis, sem nuvens.

A NASA sugere que as pessoas olhem para o céu logo após a Lua surgir. Em São Paulo, ela deverá aparecer 17h29, enquanto que no Recife, a previsão é de que o satélite natural surja às 17h06. Em Porto Velho, o fenômeno ocorrerá às 18h06 no horário local.

As primeiras superluas do ano se deram em junho (Superlua de Morango) e em julho (Superlua dos Cervos), conforme informou a publicação.


+ O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.