Notícias » Europa

Um dos menores livros do mundo é vendido por R$ 27,2 mil

Com texto que não pode ser lido a olho nu, o livro mede 5 por 5 milímetros

Paola Orlovas, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 22/12/2021, às 14h53

Um dos menores livros do mundo
Um dos menores livros do mundo - Wikimedia Commons

Um dos menores livros do mundo, cujo texto não pode ser lido a olho nu, foi vendido durante um leilão em Bruxelas, na Bélgica, por 4,2 mil euros, montante equivalente a 27,2 mil reais. 

A obra, que conta com um encadernamento de couro, mede 5 por 5 milímetros, e contém sete versões da oração do Pai Nosso, cada uma em uma língua: inglês, inglês americano, francês, holandês, alemão, sueco e espanhol, que podem ser lidas apenas com uma lupa forte.

Originalmente avaliado entre mil e 1,5 mil euros, o livro foi levado por um comprador anônimo que ofereceu 3,5 mil euros na peça, ou 22,7 mil reais. Outros custos precisaram ser cobertos para que ele conseguisse levar a peça, e assim, o valor final foi elevado.

Levando o nome de “A Oração do Senhor”, o minúsculo livro foi um daqueles publicados para arrecadar fundos que pagassem a reconstrução do prédio do Museu de Gutenberg, em Mainz, depois da Segunda Guerra Mundial. Segundo o portal de notícias O Globo, a campanha aconteceu em 1952.

Ainda de acordo com o portal, o leiloeiro da peça teria dito que o objeto fazia parte de uma coleção há dezenas de anos, e era guardado dentro de uma caixa de joias. A obra foi vendida junto com as placas de impressão com as quais foi produzida.