Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Um jogo de tabuleiro viking descoberto na Inglaterra será vendido por mil euros em leilão

Chamado de Hnefatafl e semelhante ao xadrez, o jogo era usado para ensinar estratégias de batalha aos soldados vikings

Ingredi Brunato Publicado em 10/09/2020, às 16h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do jogo de tabuleiro completo. - Divulgação/ Dix Noonan Webb
Fotografia do jogo de tabuleiro completo. - Divulgação/ Dix Noonan Webb

Na próxima terça-feira, 15, o leilão de Londres chamado Dix Noonan Webb (DNW) terá entre seus itens a serem leiloados um raro jogo de tabuleiro viking, que foi achado de forma acidental por um mineiro aposentado chamado Mick Bott. O conjunto tem seu valor inicial fixado em mil euros. 

Bott, que possui 73 anos, descobriu as peças com ajuda de um detector de metais, em Torskey, uma região da que já foi usada para a construção de um acampamento viking no ano de 872. 

Os nórdicos teriam ficado instalados no local durante os meses de inverno, planejando uma tomada da Inglaterra. O jogo semelhante ao xadrez, além servir como passatempo, tinha por objetivo manter a mente dos soldados ativa e voltada para táticas de batalha. 

Segundo Nigel Mills, um especialista do leilão londrino, o homem aposentado trouxe uma coleção de objetos reunidos no decorrer de duas décadas, dentro de um saco plástico. Haviam moedas, pontas de alça, broches e pesos de chumbo datados do século IX. 

No entanto, Bott não sabia também que trazia consigo peças do jogo Hnefatafl, achando que eram mais pesos de chumbo. Foi Mills que identificou os artefatos vikings: “Eu já tinha estado no Museu de Oslo e vi exemplos de jogos Viking. Essas peças se pareciam com isso”. Após uma inspeção mais detalhada, a teoria do especialista se confirmou.