Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / América

Um século após ser roubada, importante carta de 500 anos escrita por Colombo é encontrada

Policiais dos EUA descobriram em Delaware o valioso documento, no qual o navegador descreve seus feitos na primeira visita à América

André Nogueira Publicado em 27/01/2020, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cristóvão Colombo - Wikimedia Commons
Cristóvão Colombo - Wikimedia Commons

A Polícia Federal dos EUA recuperou, depois de 500 anos do seu desaparecimento, uma cópia da carta escrita por Cristovão Colombo em 1493 após seu retorno à Europa. A correspondência havia sido roubada da Biblioteca Nacional Marciana em Veneza.

O valor da relíquia histórica é estimado em 1,3 milhão de dólares. A carta foi encontrada no acervo de um colecionador em Delaware, que afirmou à Procuradoria do estado ter comprado de um vendedor de livros raros.

Fotocópia da carta encontrada / Crédito: Divulgação/Twitter

Este é um caso de um documento que, mesmo havendo cópias diversas espalhadas pela Europa, é de suma importância. Muitas dessas cópias, inclusive, foram roubadas de museus e bibliotecas que descobriram a ausência em suas coleções tempos depois do ocorrido.

No documento, Colombo descreve pela primeira vez ao Rei Fernando seus passos e achados na viagem financiada pela Coroa Espanhola que chegou à América.