Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hard News

“Uma das grandes vozes”: Erica Malunguinho lamenta perda de Elza Soares

A deputada estadual explicitou o impacto da artista, que faleceu nesta quinta, 20, dentro da cultura brasileira

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/01/2022, às 18h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A artista Elza Soares (2016) e a deputada estadual Erica Malunguinho (2018) - Wikimedia Commons / Caffeine Trio e Wikimedia Commons / Bem TV
A artista Elza Soares (2016) e a deputada estadual Erica Malunguinho (2018) - Wikimedia Commons / Caffeine Trio e Wikimedia Commons / Bem TV

Uma das primeiras mulheres trans a serem eleitas para a política brasileira, Erica Malunguinho é uma deputada estadual votada em 2018, quando tomou sua posição dentro da Alesp, a Assembleia Legislativa de São Paulo. Uma pioneira, Malunguinho usou suas redes para lamentar a perda de outra mulher pioneira, Elza Soares.

A artista faleceu nesta quinta-feira, 20, e diversas personalidades, sejam da arte, da música ou da política, destinaram-se aos seus perfis nas redes sociais para expressar o luto pela morte de Elza, mostrando o impacto incomparável que a Voz do Milênio teve na cena brasileira. Dentre os que se pronunciaram estão Erika Hilton e Maria Gadú.

Dedicada à luta por grupos marginalizados, especialmente como mulher trans negra, Erica Malunguinho está envolvida na resistência LGBT+ e antirracista, fato que compartilhava com Elza Soares, uma das artistas mais vocais quando o assunto era direitos humanos, até usando sua arte para expressar seus valores.

Em sua legenda no Instagram, a deputada estadual expressou seu luto pessoal e também comemorou o impacto de Elza, a chamando de uma das maiores artistas do Brasil. Além disto, desejou um acolhimento da cantora em Orum, o mundo espiritual ou céu na mitologia iorubá, uma religião de origem africana.

“Acabo de ser informada da triste notícia da partida da nossa rainha Elza Soares. Hoje o Brasil se despede de uma das suas maiores artistas. Uma das grandes vozes dessa nação, Elza cantou e encantou muitos lugares e pessoas. Que Orum receba dona Elza em festa. Meus sentimentos aos familiares, fãs e amigos. Descanse em paz”, lamentou.