Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guerras

Guerra entre EUA e Coreia do Norte pode ocorrer a qualquer momento, afirma mídia de Pyongyang

O governo de Kim Jong-Un se posicionou em favor dos acordos com Trump pela paz, mas não vê ações reais por parte dos EUA

André Nogueira Publicado em 05/12/2019, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump e Kim Jong-Un já caminharam em paz - Getty Images
Donald Trump e Kim Jong-Un já caminharam em paz - Getty Images

O veículo estatal de mídia da Coreia do Norte, KCNA, alertou novamente que o clima de tensão entre Pyongyang e Washington pode desencadear uma nova guerra entre os países. O relato ocorreu em resposta à afirmação de Trump de que, em caso de necessidade, o poderio militar dos EUA poderia ser usado contra a nação asiática.

De acordo com o veículo, Trump estaria agindo com arrogância ao se gabar e tomar crédito por “evitar uma Terceira Guerra Mundial” ao aliviar tensões entre EUA e Coreia do Norte.

Kim Jong-Un e Ri Thae-Song em coletiva em Pyongyang / Crédito: KCNA

O vice-ministro de Relações Exteriores de Pyongyang, Ri Thae-Song demonstrou a insatisfação do país em relação à posição dos estadunidenses, afirmando que cabe a Washington decidir qual o “presente que gostaria de receber no Natal”, numa coletiva recente.

Trump e Kim iniciaram um compromisso inovador que buscava a paz entre os países, com a desnuclearização da Coreia em troca do fim das sanções ao país. No entanto, a tensão geopolítica retornou rapidamente, com impasses gerados pelos EUA em relação às datas de redução das sanções.