Notícias » Europa

União Europeia expulsa sete bancos russos de sistema financeiro

Os estabelecimentos seriam “os primeiros envolvidos no financiamento dos esforços de guerra", segundo autoridade europeia

Paola Orlovas, sob supervisão de ? Publicado em 02/03/2022, às 16h38

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Getty Images

Sete bancos russos foram excluídos do sistema financeiro internacional Swift nesta quarta-feira, 2, após uma discussão feita entre os 27 países que integram a União Europeia. As informações são da AFP

A medida foi feita para que a economia russa fosse restringida das finanças globais. Os países europeus buscam formas de retaliar a invasão da Ucrânia feita pela Rússia. Agora, os atingidos foram o VTB, o Bank Otkritie, o Novicombank, o Promsvyazbank, o Rossiya Bank, o Sovcombank e o VEB.

A autoridade europeia acredita que esses bancos "são os primeiros envolvidos no financiamento dos esforços de guerra" russos dentro da Ucrânia. Também foi dito que a exclusão engloba apenas um quarto do volume do sistema bancário russo.

O Diário Oficial da União Europeia informa que a medida de exclusão dos estabelecimentos entra em vigor apenas no dia 12 de março. A sanção foi aprovada na última terça-feira, 1º, durante a noite.