Notícias » Medicina

Único no mundo: Primeiro menino com três pênis nasce no Iraque

Até então, só haviam registros de bebês que nasceram com dois órgão genitais — e mesmo esses eram quadros raríssimos

Ingredi Brunato, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 04/04/2021, às 10h30

Fotografia meramente ilustrativa de bebê segurando mão de adulto
Fotografia meramente ilustrativa de bebê segurando mão de adulto - Divulgação/Pixabay

A Revista Crescer repercutiu, na última sexta-feira, 02, o caso de um bebê que nasceu com três pênis, sendo o primeiro a exibir essa condição única, nomeada de triphallia humana pelos médicos de Duhok, no Iraque.

Até então, só eram conhecidos casos de meninos que nasciam com dois pênis — isto é, apresentando diphallia. Acontece que até mesmo esses são bastante raros na história da medicina, contando com apenas uma centena de registros ao redor do mundo até hoje. Estima-se que a anomalia afete um a cada seis milhões de garotos.  

O bebê iraquiano havia sido levado ao hospital por conta de inchaço no escroto, e foi nessa consulta médica que sua triphallia foi identificada. Como os dois pênis extras não possuíam as estruturas internas do órgão, a cirurgia para removê-los foi mais simples. 

Em outros casos de pênis supranumerários, já aconteceu dos garotos serem capazes de urinar ou ejacular usando ambos os órgãos, o que torna a cirurgia bem mais complicada, podendo até mesmo impedir o procedimento por completo.