Notícias » Segunda Guerra

Único quadro feito por Winston Churchill durante a Segunda Guerra será leiloado

A pintura ‘Tower of the Koutoubia Mosque’ foi adquirida por uma atriz em 2011

Penélope Coelho Publicado em 03/02/2021, às 08h32

O político britânico Winston Churchill
O político britânico Winston Churchill - Getty Images

De acordo com informações publicadas nesta quarta-feira, 3, pela CNN, a atriz norte-americana Angelina Jolie — famosa por estrelar em filmes como: Sr. E Sra. Smith (2005) e Malévola (2014)  — irá leiloar a única pintura feita pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, durante a Segunda Guerra Mundial.

Segundo revelado na publicação, a obra ‘Tower of the Koutoubia Mosque’, ou, Torre da Mesquita Koutoubia, na tradução para o português, foi adquirida pela Jolie Family Collection em 2011.

Tower of the Koutoubia Mosque (1943) / Crédito: Divulgação / Christie's Images

 

O quadro de Churchill foi feito em 1943, após o político participar da Conferência de Casablanca, em janeiro daquele ano. Na ocasião, Winston deu a pintura para o então presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, em uma tentativa de estreitar a relação entre os países durante a Segunda Guerra.  

Anos depois, a peça entrou para a coleção de Jolie e agora está sendo colocada à venda. O leilão deve começar no próximo mês, em 1 de março, o preço estipulado para a compra da obra é de US$ 2,1 milhões a US$ 3,4 milhões de dólares. 

Sobre a Segunda Guerra 

Ocorrida entre 1939 e 1945, o segundo conflito militar se dividia entre Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (França, Inglaterra, EUA e URSS). Com batalhas sangrentas deixando de 70 a 85 milhões de mortos, a Segunda Guerra ficou marcada pelos horrores da Alemanha Nazista e dos campos de concentração, organizados pelo partido de Adolf Hitler.

Nomes como o de Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Josef Stalin foram de grande importância para combater os regimes fascistas de Hitler e Benito Mussolini. Um dos capítulos mais sombrios e notórios do século 20 deixou marcas na humanidade que, até hoje, não foram totalmente resolvidas.