Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Universidade de Salamanca concede título de Doutor Honoris Causa a Caetano Veloso

O músico será homenageado em cerimônia que deverá ocorrer no próximo dia 28

Redação Publicado em 26/04/2022, às 14h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caetano Veloso - Getty Images
Caetano Veloso - Getty Images

Caetano Veloso, um dos maiores nomes da música popular brasileira, receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha. A informação foi divulgada na última sexta-feira, 22, pela própria instituição, que é uma das mais antigas do mundo.

O brasileiro recebeu 61 votos a favor da concessão do título e apenas dois contrários. Ele deverá recebê-lo no dia 28 de junho deste mês, em cerimônia que ocorrerá em Salamanca, conforme informou a revista Rolling Stone.

A expressão honoris causa vem do latim e significa “por causa da honra”. Ela é utilizada por universidades de prestígio quando desejam conceder um título de honra a uma determinada personalidade.

Comunicado 

"A candidatura do brasileiro Caetano Veloso foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com apoio do Centro de Estudos Brasileiros, e defendida pelo professor Pedro Serra", revelou a universidade em comunicado.

"Cantor, compositor, arranjador, produtor musical e, não menos em sua longa trajetória artística e intelectual, também escritor, o brasileiro Caetano Veloso é considerado um dos melhores músicos mundiais dos séculos XX e XXI, integrando uma constelação muito seleta na qual têm lugar seguro figuras de estatura universal como Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney ou Patti Smith ou, especificamente do campo da música brasileira, Tom Jobim, Gilberto Gil, Milton Nascimento ou Djavan."

"Até a data, ele coletou mais de 50 álbuns que ainda estão disponíveis no mercado e no campo da música do mundo, um trabalho enorme e deslumbrante que ainda está vivo após 50 anos de carreira", finaliza o texto.